Workshop Simbioses industriais, benefícios da circularidade na indústria cerâmica.
No dia 11 de setembro de 2024, teve lugar no PCI · Creative Science Park Aveiro Region o Workshop Simbioses Industriais: Benefícios da circularidade na indústria cerâmica, que contou com mais de 60 participantes.
Este workshop, realizado no âmbito da Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, organizado pela APICER, teve como objetivo promover e divulgar boas práticas de circularidade na indústria cerâmica.
Na sessão de abertura, José Cruz Pratas, Presidente da Direção da APICER, deu as boas vindas a todos os participantes do workshop, depois, Paula Seabra da Universidade de Aveiro, uma especialista de destaque na área de desenvolvimento sustentável e economia circular, veio apresentar o projeto ECOGRÉS + NG.
José Silva ,coordenador de investigação e desenvolvimento, do Grupo MCS Portugal e Patrícia Almeida e Alexandra Rosmaninho da Sanindusa, apresentaram os desenvolvimentos que estão a ser realizados no âmbito d agenda ECP.
Marinélia Capela, investigadora na Universidade de Aveiro, fez uma excelente apresentação sobre o Projeto Life Eggshellence, financiado pela Comissão Europeia através do Programa Life.
No final da tarde, o painel de debate: “Desafios e benefícios das Simbioses Industriais”, moderado pelo professor João Labrincha da Universidade de Aveiro, contou com a participação de Ana Cristina Carrola, da APA ; Cristiana Costa Claro, da APICER; Laura Costa, da The Navigator Company e Paulo Vigário do Grupo MCS Portugal.
Em conclusão, as Simbioses Industriais oferecem um caminho sustentável para a indústria cerâmica, mas exigem coordenação eficaz e soluções criativas para superar os desafios. Albertina Sequeira, Vice-presidente Executiva da APICER, fez a sessão de encerramento deste workshop.
Veja os melhores momentos do evento AQUI