WP1
Fornos de cerâmica e cristalaria e outras soluções de queima.
Demonstrar a viabilidade técnica das tecnologias de queima/fusão de cerâmica com baixo teor de carbono.
+ INFOA missão deste consórcio visa a melhoria do posicionamento global dos clusters das indústrias portuguesas da cerâmica e da cristalaria através da utilização de energias verdes; da redução da pegada carbónica; da reutilização e reciclagem de resíduos do setor cerâmico e integração de resíduos de outros setores; da digitalização dos produtos, processos e cadeia logística através de um passaporte digital verde e da formação e capacitação dos recursos humanos.
Para dar resposta ao grande desafio da neutralidade carbónica no setor da cerâmica e da cristalaria, abordando a sustentabilidade energética, economia circular e simbioses industriais, transição digital e capacitação, a agenda organiza-se internamente em 8 WP temáticos dos quais resultam 33 PPS, meta a verificar em 2025.
Demonstrar a viabilidade técnica das tecnologias de queima/fusão de cerâmica com baixo teor de carbono.
+ INFOCriar soluções de mitigação de perdas térmicas de energia para a indústria da cerâmica e da cristalaria, demonstrando a viabilidade técnica das soluções no ambiente industrial.
+ INFOPromover a substituição de matérias-primas virgens por matérias-primas secundárias derivadas de subprodutos ou resíduos.
+ INFODesenvolver novas pastas cerâmicas para reduzir as temperaturas de sinterização exigidas no forno, conduzindo a produtos cerâmicos com menor pegada de carbono.
+ INFOMelhorar a eficiência produtiva dos processos internos das empresas e, também, dos processos das várias empresas que participam na cadeia de valor do sector.
+ INFOAlcançar de uma nova forma sustentável e flexível de produzir bens e gerir processos, fazendo uso de diferentes tecnologias.
+ INFOPromover a formação avançada, com a criação de uma academia digital.
+ INFOTransversal a todos os WPs, dedicado à gestão e promoção da Agenda.
+ INFO