Revigrés recebe entidades do consórcio envolvidas no desenvolvimento da BIMCer
Nesta reunião de trabalho estiveram elementos do INOV, do CTCV, do ISQ, da Sanindusa, da Viatel e da Visabeira ID. A Revigrés teve também o privilégio de receber os parceiros da Universidade do Minho.
O objetivo da reunião foi explorar como o desenvolvimento dos Product Data Templates (PDTs) para a indústria cerâmica, pode apoiar a adoção do BIM e ser um instrumento para a criação, atualização e partilha de dados precisos assentes em modelos normalizados, para que a informação acerca dos produtos possa ser facilmente entendida por pessoas e máquinas e ser interoperável.
O consórcio apoiado pelos parceiros da Universidade do Minho, definiram a abordagem a seguir no âmbito da Plataforma BIMCer, nomeadamente como os PDTs podem incorporar informação de sustentabilidade do produto, decorrente do advento de procura de informação desta natureza que atualmente está a ocorrer por diversas vias, como por exemplo o Passaporte Digital do Produto, a Economia Circular ou o reporte ESG. Em simultâneo, os PDTs estarão alinhados com outras iniciativas nacionais desta natureza, como IFC, buildingSMART Portugal e outros desenvolvimentos da Comissão Técnica CT197- BIM.
A utilização dos PDTs terá o potencial de se traduzir numa enorme poupança de recursos e eficiência para os fabricantes. Com a mesma estrutura de dados (PDTs), que antecipe as necessidades de informação de todos os intervenientes ao longo do ciclo de vida do produto, poderão dar resposta em múltiplos contextos, evitando a repetibilidade de recolha de informação, podendo esta estrutura de dados ser usada uma e outra vez em vários formatos, em diversos países e diversas línguas.