Workshop BIM e a sua importância para a indústria cerâmica
A sessão teve como principal objetivo discutir a importância do BIM (Building Information Modeling) e os principais desafios e oportunidades que se colocam ao setor da cerâmica, no âmbito desta temática.
Este workshop, promovido em colaboração com os parceiros INOV, TICE.PT, APICER, CTCV, Vista Alegre Atlantis, Visabeira ID e Revigrés, destinou-se a atores da cadeia de valor da construção, autarcas, instituições de I&D e academia.
Aqui foi destacada a relevância da integração das empresas no novo paradigma BIM, não apenas por ser uma tendência que digitaliza o setor, mas também por se configurar, a curto prazo, como um elemento crucial para a competitividade, tanto a nível nacional quanto internacional.
Na sessão de abertura, Pedro Roseiro do INOV, deu as boas vindas a todos os participantes do workshop, depois, Mario Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, falou da relevância do BIM para a transição digital do país.
Miguel Azenha, professor associado com agregação no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, falou da importância e dos inúmeros desafios da implementação do BIM.
Silvia Vara, projet manager da Visabeira ID apresentou a Plataforma Pública de Modelos BIM para a Indústria Cerâmica - BIMCer, um importante PPS da Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal.
No final da tarde, a mesa redonda: Desafios na implementação do BIM, teve a participação de Joaquim Danado, diretor de produção da StratBIM; Hugo Tocha Carvalho, administrador e diretor do departamento de projetos da TUU; Nilza Paraíba Designer de Comunicação da Revigres e Pedro Ferreirinha, virtual design and construction manager na HCI Construções.
Tivemos discussões inspiradoras, valiosas trocas de ideias e aprendizagens importantes sobre como o BIM está a moldar o futuro da indústria cerâmica, Vasco Lagarto do TICE.PT, fez a sessão de encerramento deste workshop. VEJA OS MELHORES MOMENTOS AQUI.