Os Workpackages

Criar soluções de mitigação de perdas térmicas de energia para a indústria da cerâmica e da cristalaria, demonstrando a viabilidade técnica das soluções no ambiente industrial.

WP2 | Energia e descarbonização na cerâmica e cristal.

WP2

Energia e descarbonização na cerâmica e cristal.

| WP coordenado pela ISQ

O WP2 foca-se no desenvolvimento de soluções que aumentem a efficiência dos processos térmicos e a valorização do calor residual na indústria da cerâmica e da cristalaria, demonstrando a viabilidade técnica das soluções em ambiente industrial: Estudo de recuperação de calor residual; Desenvolvimento de soluções tecnológicas para descarbonização de processos de secagem; Modelação digital para monitorizar e identificar remotamente processos de corrosão das chaminés industriais sem recurso de inspecção visual on-site.

PPS 4 | Ferramenta de apoio à decisão para implementação de projetos de recuperação de calor

Identificação e avaliação de estratégias de recuperação de calor residual, auxiliadas pelo desenvolvimento e aplicação de modelos computacionais para analisar a diminuição da energia operacional assim como a respectiva redução de custo e emissões de carbono.
Tomador de tecnologia: Microprocessador

PPS 5 | Serviço de retrofitting

As soluções tecnológicas inovadoras de retrofitting dos sistemas de secagem a desenvolver contemplam a adaptação dos queimadores a combustíveis de baixo carbono e/ ou gases renováveis e a implementação de sistemas de recuperação de calor e soluções de armazenamento de calor latente.
Tomador de tecnologia: MetalCértima

PPS 6 | Serviço de Monitoramento de Parques Industriais

Aplicação de técnicas de Computer vision e Machine learning para modelar, identificar e monitorizar remotamente a ocorrencia de processos de corrosão em chaminés industriais sem a necessidade de inspeção humana on-site.
Tomador de tecnologia: Microprocessador

Um dos pontos mais críticos para a descarbonização da Cerâmica e da Cristalaria é o elevado consumo de combustível associado aos processos térmicos intensivos, pelo que é essencial encontrar estratégias de recuperação de calor residual para melhorar a eficiência energética global.

A competitividade do setor é altamente dependente dos preços dos combustíveis, o que motiva o estudo e implementação de estratégias economicamente-eficientes que minimizem as perdas de energia térmica e, assim, melhorem globalmente a ecoeficiência dos processos e promovam estratégias de economia circular no setor.