Os Workpackages

Promover a formação avançada, com a criação de uma academia digital.

WP7 | CER_CAPACITATES

WP7

CER_CAPACITATES

| WP coordenado pela AIP, CTCV

WP7 irá criar uma academia de formação digital, acessível a todo o sector, através de métodos de aprendizagem de formação virtual e imersiva, que recriam o ambiente de fábrica (processos de fabrico), laboratório, armazém, simulando situações para a resolução de problemas, para a geração de novas ideias, análise, e tratamento de dados para apoiar a tomada de decisões.

PPS 32 | Academia de Formação Digital de Cerâmica e Cristalaria

Acessível a todo o sector, através de métodos de aprendizagem de formação virtuais e imersivos, que recriam o ambiente fabril (processos de fabrico), laboratório, armazém, simulando situações para resolução de problemas, para geração de novas ideias, análise e processamento de dados para apoiar a tomada de decisões.

Os Sectores da Cerâmica e do Vidro apresentam um elevado défice de mão-de-obra qualificada e até indiferenciada. Sendo um problema atual crítico que tenderá a piorar em breve, é urgente encontrar uma solução de mitigação sustentável. Os padrões de consumo e o desenvolvimento tecnológico trarão um novo paradigma na atração, qualificação e retenção dos ativos das empresas, paradigma que impulsiona o desenvolvimento de sinergias entre as indústrias empresariais e o sistema científico e tecnológico em Portugal.

Para se colmatar o desafio da requalificação e qualificação dos ativos do sector serão realizadas um conjunto de 113 ações de formação, envolvendo 1765 formandos, em alinhamento com os eixos estratégicos de desenvolvimento da Agenda, como sejam, a transição energética e digital, a circularidade dos materiais e a descarbonização.

A aproximação à academia, às entidades do sistema de I&D, aos fornecedores de tecnologia e aos clientes nacionais e internacionais são fatores que reforçam a competitividade das empresas. Colocar o conhecimento e a tecnologia ao serviço das empresas para enfrentar os desafios, é o foco da 3ª atividade deste WP, que visa criar sinergias entre os vários stakeholders, trazendo à discussão as melhores práticas internacionais, as melhores tecnologias, e a promoção da cerâmica nacional.