Iniciativa EfS - Energia para Sustentabilidade

O Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, recebeu o seminário no âmbito da Iniciativa EfS - Energia para Sustentabilidade.

Helena Monteiro, do ISQ, apresentou projetos no que diz respeito à recuperação de calor residual industrial, que envolvem identificar o calor residual produzido e/ou libertado pelos processos industriais e aproveitá-lo como forma de suprir outras necessidades de calor.o.

Uma vez que as indústrias com necessidades intensivas de energia térmica usualmente geram quantidades substanciais de calor residual (frequentemente ignorado ou não totalmente aproveitado), a recuperação do calor residual apresenta um grande potencial para ajudar as essas industriais a reduzir as emissões e descarbonizar.

Ao longo deste seminário, foram apresentadas medidas de eficiência energética e diferentes aplicações de aproveitamento de calor residual com foco em atividades de projetos passados e projetos em curso como é o caso da Agenda Mobilizadora Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal.

Iniciativa EfS - Energia para Sustentabilidade Iniciativa EfS - Energia para Sustentabilidade Iniciativa EfS - Energia para Sustentabilidade

Other articles

Plano de Ação para a Descarbonização dos Setores da Cerâmica e do Vidro - 23-04-2024

Plano de Ação para a Descarbonização dos Setores da Cerâmica e do Vidro

No decorrer do seminário “Indústria do Futuro”, Ricardo Barbosa e Lucas Marcon, do INEGI, apresentaram um Plano de Ação para a Descarbonização dos Setores da Cerâmica e do Vidro.

Ler mais
O que podemos fazer para cumprir as metas da descarbonização? - 23-04-2024

O que podemos fazer para cumprir as metas da descarbonização?

No decorrer do seminário “Indústria do Futuro”, organizado pela Floene, Inês Rondão do CTCV, apresentou várias medidas para a descarbonização nos setores da Cerâmica e do Vidro.

Ler mais
Dia Mundial da Eficiência Energética - 05-03-2024

Dia Mundial da Eficiência Energética

A Primus Ceramics em parceria com a SACMI, apresentam o primeiro secador cerâmico totalmente alimentado com eletricidade proveniente de fontes renováveis, livre de emissões de GEE.

Ler mais